Home / blog / Círculos de Construção de Paz como prática de prevenção da violência intrafamiliar

Uma experiência com jovens e famílias

GOMES, C. R¹.; LEME, E. M.² ¹ Associação Cultural Desportiva Bandeirantes – Psicólogo – CRP 06/139833 2 Professora e Supervisora do Curso de Formação de Psicólogos da UNINOVE. Contato: iam.elvira@gmail.com – Psicóloga – CRP 06/8586

INTRODUÇÃO

A educação para a paz é uma forma de educação em valores, processo contínuo e permanente que está na base da transformação da cultura de conflitos e implica em ações práticas.

O círculo de construção de paz é uma proposta educativa que se torna um instrumento eficiente para a prevenção da violência, o aprendizado da convivência e promoção da Cultura da Paz. A paz, não é dada, é construída e de modo coparticipativo, cotidianamente nas relações uns com os outros.

A pedagogia da Paz aponta para a autonomia, ensinando as pessoas a serem protagonistas na transformação de seus próprios conflitos. (Jares, 2004). “O círculo é um processo de diálogo que trabalha intencionalmente na criação de um espaço seguro para discutir problemas muito difíceis ou dolorosos, a fim de melhorar os relacionamentos e resolver diferenças.

A intenção do círculo é encontrar soluções que sirvam para cada membro participante. O processo está baseado na suposição de que cada participante do círculo tem igual valor e dignidade, dando então voz igual a todos os participantes.

Cada participante tem dons a oferecer na busca para encontrar uma boa solução para o problema”. (Kay Pranis,2011)

OBJETIVO

✓ Identificar as necessidades e determinar como tais necessidades serão atendidas.
✓ Criar um ambiente positivo e resolver problemas de relacionamento.
✓ Lidar com conflitos e chegar a consensos.
✓ Desenvolver sistemas de apoio interfamiliares, intercomunitários, e ajudar pessoas a prevenir animosidades, visto que aumentam o senso de interligação e humanidade partilhada evitando mal-entendidos e a escalada de conflitos.
✓ Promover restabelecimento de e criar possibilidade de romper ciclos viciosos que levam vítimas se tornarem perpetradores da violência.

MÉTODO

Os Círculos de Construção de Paz foram realizados em um único encontro, mediante convite, sem caráter obrigatório, para adultos e jovens. Elementos para a prática do círculo:
✓ Participantes sentados em um círculo, de preferência sem móvel algum no meio;
✓ Uma peça no centro, que cria um foco central para os participantes;
✓ Uma cerimônia de abertura que marca o início de um espaço especial do círculo;
✓ Um objeto, chamado de objeto da palavra, que é passado de pessoa para pessoa, a fim de regular o fluxo do diálogo (quem fala e quando);
✓ Uma cerimônia de fechamento que marca o final de um espaço especial do círculo.

Círculos de Construção de Paz como prática de prevenção da violência intrafamiliar: uma experiência com jovens e famílias Diferentes modelos de círculos podem ser utilizados segundo as necessidades do grupo desde que se crie um espaço seguro para que todos os participantes falem a sua verdade um para o outro, respeitosamente, e de modo igualitário.

Os círculos realizados tiveram como foco a identificação de valores pessoais, familiares e profissionais, a construção de relacionamentos e o desenvolvimento de competências emocionais. Foram utilizados com os adultos, Círculos de Valores e de Construção de Relacionamentos para promover convivência familiar e compartilhamento de valores de cuidado e respeito mútuo e construção de relacionamentos saudáveis.

Com os jovens foram realizados Círculos para Criar Um Mundo Melhor a partir de seu próprio projeto profissional. Os círculos realizados tiveram como foco a identificação de valores pessoais, familiares e profissionais, a construção de relacionamentos e o desenvolvimento de competências emocionais.

DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foram realizados 06 círculos na Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes de, com a participação de 69 adultos e 77 jovens, entre agosto de 2017 e junho de 2018. Os Círculos de Construção de Paz propiciaram espaço para ouvir o sofrimento do outro, e esclarecer que todos tem uma história para compartilhar.

Também ofereceram um ambiente seguro e protegido para o enfrentamento dos conflitos e situações-problemas das famílias e jovens. Mostraram ser efetiva estratégia para trabalhar vários tipos de problemas no contexto familiar, pois priorizam a escuta e o respeito pelo outro, pela sua opinião e por suas diferenças.

Através do contar histórias, há uma aproximação, entre os envolvidos, podendo despertar valores tão necessários para auxiliar na priorização à tolerância, à solidariedade e ao respeito às diferenças.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Elvira Maria Leme – CRP 06/8586. Psicóloga graduada pela PUCSP (1979). Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (1998). Professora e supervisora do Curso de Formação de Psicólogos da UNINOVE.

BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Pray. No coração da esperança: guia de práticas circulares: o uso de círculos de construção da paz para desenvolver a inteligência emocional, promover a cura e construir relacionamentos saudáveis. Tradução: Fátima De Bastiani – Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Artes Gráficas], c2011. 280 p. Disponível em http://justica21.web1119.kinghost.net/arquivos/Guia_de_Prati cas_Circulares.pdf

JARES, Xésus R. Educar para a Paz em Tempos Difíceis. Tradução de Elizabete de Moraes Santana. São Paulo: Palas Athena, 2004.

Carlos Roberto Gomes – CRP 06/139833; Psicólogo graduado pela UNINOVE (2017).