Sou Cidadão

Home / projetos-home / Sou Cidadão

CONCEDENTE: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura do Município de São Paulo.
PROJETO: SOU CIDADÃO
Termo de Fomento nº 043/2018/SMDHC
Início: 06/08/2018 até 06/08/2020.

O Projeto Sou Cidadão foi idealizado para promover Formação Cidadã e Profissionalizante para adolescentes pertencentes a famílias com baixo poder aquisitivo e moradoras no distrito Freguesia do Ó / Brasilândia.

É desenvolvido pela Associação Bandeirantes em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos – SMDHC desde agosto de 2018 e conta com uma equipe técnica formada por assistente social, psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga, instrutor de aprendizagem profissional, professor de música (violão) e terapeuta familiar.

Ao longo de 2 anos, serão beneficiados 240 adolescentes de 14 a 17 anos, suas famílias, assim como diferentes equipamentos da região e entorno que estabeleceram rede com o Projeto como: Conselhos Tutelares, SAICAS, CAPS, Escolas Públicas Estaduais, CIEJAS, entre outros.

Além de conteúdos como:

Identidade/Autoconhecimento; Cidadania, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; Comunicação; Cultura de Paz; Sexualidades; Prevenção e Enfrentamento às Violências e às Drogas; Elaboração de Currículo; Técnicas de Entrevistas; Educação para o Trabalho; Protagonismo Juvenil, os participantes realizam duas Atividades Externas na cidade de São Paulo e região de Grande São Paulo em espaços como: museus, cinemas, teatros, e parques, realizam uma Oficina de Empreendedorismo, produzem um Evento Artístico Cultural que envolve – inclusive, uma apresentação de violão em orquestra e junto com seus responsáveis, participam de quatro Encontros de Diálogo mediados pela Terapeuta Familiar para prevenção de conflitos na convivência em grupo.