Uninove – Repensar da história de vida à escolha e performance profissional

Home / projetos-home / Uninove – Repensar da história de vida à escolha e performance profissional

Vieira, Jéssica Chiarello do Nascimento, Lindiana Silva Costa, graduandas do Curso de Psicologia
Profa. Dra. Claudiane Reis da Paixão – orientadora

claudianereis@uni9.pro.br e niellyvieira@gmail.com
Universidade Nove de Julho – São Paulo – SP – Brasil

INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta a intervenção realizada por estagiárias
de Psicologia na Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes, localizada na Zona Norte da cidade de São Paulo.

O estágio foi realizado semanalmente durante um semestre com intervenções em grupo, cujo tema central foi o Planejamento e a Autogestão da Carreira Profissional, por meio dos seguintes processos: o autoconhecimento; a
definição de objetivos; a identificação das oportunidades no mercado de trabalho e o plano de ação.

Os Jovens inscritos na Associação são pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e, em alguns casos, sem expectativas com relação às oportunidades de crescimento profissional.

OBJETIVO
O objetivo deste trabalho foi dar suporte emocional em diversas situações que possivelmente enfrentarão tanto no dia a dia pessoal, quanto em um relacionamento profissional; oferecer aos jovens da Instituição a capacidade de analisar oportunidades no mercado de trabalho dentro das empresas em que trabalham; auxiliar os Jovens a aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos para o alcance de objetivos e desenvolvimento profissional e contribuir para o desenvolvimento emocional e profissional de forma
homogênea, auxiliando os jovens a lidar com o clima organizacional.

MÉTODO
Foram realizados 13 encontros, cada um com duração de 04 horas. As intervenções eram realizadas mediante atividades individuais, dinâmicas de grupo e ao final ocorriam as rodas de conversas cujo objetivo principal eram a promoção do autoconhecimento e a geração de insights quanto à performance e o planejamento da carreira profissional.

As atividades desenvolvidas foram: Técnica do Cartaz; Roda da vida, Janela de Johari, Teste de Dominância Cerebral, Teste de Comunicação, Técnica do Cartaz; SWOT, Teste TDP, Teste Âncoras de Carreira do Schein, Jogo dos Quadrados Quebrados, Técnica do Objeto e Road Map. As intervenções
ocorreram sob a ótica dos pressupostos da TCC – Terapia Cognitiva Comportamental e abordagem da Psicologia Positiva.

O grupo era composto por Jovens de ambos os gêneros na faixa etária de 16 a 22 anos e, em sua maioria, foram redirecionados para a primeira experiência profissional na condição de Jovens aprendizes em empresas parceiras com a
Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes.

EXPECTATIVA DE RESULTADOS E ANÁLISE

Como resultados e considerações observadas, ao final das intervenções apurou-se as seguintes avaliações, por meio dos depoimentos dos jovens participantes. Destacaram-se: a ampliação de consciência quanto à atuação profissional; o processo de autoconhecimento e das características de
personalidade; as oportunidades de trabalhos que tornaram-se possíveis; a identificação pelos participantes quanto a influência da maneira como seu comportamento afeta o outro; e a identificação com o outro, somado a tomada de posse da sua própria valorização como pessoa.

DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante as reuniões utilizamos rodas de conversa, dinâmicas de grupo, vídeos e jogos com o intuito de provocar nos participantes reflexões e questionamentos sobre suas expectativas e comportamentos propondo que o grupo identificasse soluções para os problemas suscitados.
O trabalho realizado ampliou a percepção de todos os envolvidos quanto a importância do autoconhecimento bem como, a influência do seu comportamento no local de trabalho.

Por fim, os objetivos propostos foram atingidos, incluindo a
melhora no comportamento e no relacionamento interpessoal; o planejamento e a possibilidade de escolherem uma carreira profissional.

Alguns dos jovens participantes planejaram prestar vestibular para o curso de nível superior. Evidenciou-se também a quebra de crenças limitadoras com
relação ao crescimento pessoal e profissional bem como, o empoderamento para enfrentar dificuldades no plano pessoal e, consequentemente profissional.
Os resultados foram evidenciados por meio da efetivação de alguns jovens nas Organizações e Empresas parceiras.

REFERÊNCIAS
Associação Cultura e Desportiva Bandeirantes.Disponível em: <http://www.associacaobandeirantes.org.br/>. Acesso em 06 nov. 2018.
BECK, Judith S. Terapia cognitivo-comportamental.Artmed Editora, 2013.
DE SOUSA, H. FROZZI, D. PATTA Bardagi, M. (2013). Percepção de Adolescentes Aprendizes Sobre a Experiência do Primeiro Emprego. Psicologia Ciência e Profissão, 33, pgs. 918-933.
Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282029760011>. Acessos em 06 nov. 2018.
MARUJO, Helena Águeda et al. Revolução positiva: Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais. Comportamento organizacional e gestão, p. 115-136, 2007.
SILVA. R.C.; DUTRA, J.S. Gerações e carreira: a relação entre as percepções sobre carreiras inteligentes e sobre crescimento profi ssional nas organizações. In: ENCONTRO ANUAL DA
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃOEM ADMINISTRAÇÃO E PESQUISA – EnANPAD, 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2011.
WRIGHT JH, BASCO M, THASE ME. Princípios Básicos da Terapia Cognitivo-Comportamental. In: Wright JH, Basco M, Thase ME. Aprendendo a Terapia CognitivoComportamental: Um Guia Ilustrado. Porto Alegre (RS): Artmed; 2008. p. 15-32.