CUIDANDO DO CUIDADOR – UM TRABALHO DE SUPORTE AOS PROFISSIONAIS ATUANTES NA ASSOCIAÇÃO BANDEIRANTES
OBJETIVOS:
(1) Promover a reflexão junto aos profissionais quanto ao seu processo de Autoconhecimento e o Gerenciamento das suas Escolhas e da Carreira Profissional ;
(2) Estimular a atuação profissional sob a ótica do Trabalho em Equipe com destaque ao resgate das Experiências Positivas e de Sucesso que os permitiram o Alcance dos Resultados Organizacionais;
(3) Destacara Missão construída continuamente por meio da formação e do encaminhamento dos Jovens participantes do Programa de Capacitação Profissional;
PÚBLICO ALVO: Profissionais Administrativos e o Corpo Docente atuantes na Associação Bandeirantes
DURAÇÃO: 02 semanas = 08 horas (aos sábados)
CARGA HORÁRIA: 04 horas/ semana
FOCO DAS ATIVIDADES:
⦁ Palestra de Abertura –Planejamento & Gestão da Carreira Profissional
⦁ Aplicação de Jogos e Dinâmicas
⦁ Exibição de Filmes (trechos)
⦁ Aplicação e Devolutiva dos Testes de Autoconhecimento
⦁ Proposta da Elaboração do Plano de Ação para Manutenção do Programa Cuidando do Cuidador
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
A realização dos estágios ocorre sob a orientação da Profa. Dra. Claudiane Reis da Paixão, docente da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, desde 2001, nos cursos de Pós Graduação, Graduação, tanto na Modalidade Presencial, como a Distância, nos cursos de Administração,Tecnologia e Psicologia .
Trata-se do Acompanhamento e Supervisão dos alunos do 8, 9 e 10 semestre do curso de Psicologia, na modalidade de Estágio Profissionalizante Clínico (EPC); Estágio Profissionalizante Organizacional (EPO) e Estágio Profissionalizante Institucional (EPI). Todos com os embasamentos teóricos e científicos, no campo de Estudo da Psicologia Cognitiva, Psicologia Positiva e Estratégias Profissionais baseadas nos Processos de Career, Personal and Professional Coaching.
REFERÊNCIAS
DE ALMEIDA BARROS, Rita Manuela et al. Investigação e prática em psicologia positiva. Psicologia ciência e profissão, v. 30, n. 2, p. 318-327, 2010.
DOBSON, Deborah; DOBSON, Keith S. A terapia cognitivo-comportamental baseada em evidências. Artmed Editora, 2009.
GIACOMONI, Claudia Hofheinz. Bem-estar subjetivo: em busca da qualidade de vida. Temas em Psicologia, v. 12, n. 1, p. 43-50, 2004.
KNAPP, Paulo; BECK, Aaron T. Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva Cognitivetherapy: foundations, conceptual models, applications and research. RevBrasPsiquiatr, v. 30, n. Supl II, p. S54-64, 2008.
MARUJO, Helena Águeda et al. Revolução positiva: Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais. Comportamento organizacional e gestão, p. 115-136, 2007.
MOREIRA, Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre (RS): Artmed.
NUNES, Patrícia. Psicologia positiva. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal, 2007.
SCORSOLINI-COMIN, F., MANOEL, A.S. “Psicologia positiva e os instrumentos de avaliação no contexto brasileiro.” Psicologia: reflexão e crítica 23.3 (2010): 440-448.
YUNES, Maria Angela Mattar. Psicologia positiva e resiliência: o foco no indivíduo e na família. Psicologia em estudo, v. 8, n. 1, p. 80-95, 2003.
Profa. Dra. Claudiane Reis da Paixão – Mini Currículo
Doutora em Administração: Gestão Estratégica de Pessoas e Carreira Profissional, UNINOVE, 2015.
CareerCoach– Sociedade Brasileira de Coaching, 2017
Personaland Professional Coach – Sociedade Brasileira de Coaching, 2007
Mestre em Psicologia Social – Identidade profissional do docente universitário – 2006
Mestre em Administração: A área de Treinamento nos hospitais de S.P. selados peloC.Q.H: Controle de Qualidade Hospitalar – 2001.
Pós Graduadaem Psicologia Organizacional, em 2001.
Pós Graduadaem Formação de Professores do Ensino Superior, 2003.
Psicóloga(Universidade São Marcos), 1992.