Rodolfo Rodrigues Silva, Alexandre dos Santos Bento, Josué de Campos Motta, Juliana de Fabio Orbite, Lucas Ferreira dos Santos, Mirlene da Silva Vieira Alexandre, Nathalia Almeida Barreto, Samuel Brandão Hissa, Tamires Guimarães Dias – Graduandos do curso de Psicologia
Orientadora: Profa. Dra. Claudiane Reis da Paixão Universidade Nove de Julho – São Paulo – Brasil rodolfo_rsilva@yahoo.com.br – claudianereis@uni9.pro.br
INTRODUÇÃO
Esse trabalho visa apresentar as intervenções realizadas, em torno da Carreira Profissional e Saúde Mental, junto aos jovens aprendizes vinculados à Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes – Zona Norte de São Paulo. Fundamentada na TCC – Teoria Cognitiva Comportamental e no Movimento da Psicologia Positiva, o planejamento da carreira é composto por quatro fases: (1) autoconhecimento; (2) definição dos objetivos; (3) identificação das oportunidades de carreira no mercado de trabalho; e (4) plano de ação.
Compreendendo a adolescência segundo Silva (2016), como uma fase de mudança de perspectivas e idealização, de questionamentos a respeito de diversos aspectos da vida, ao mesmo tempo em que estão inseridos em um período de formação, a escolha profissional e a entrada no mercado de trabalho podem ser desafios complexos. O amparo da família e o contexto escolar podem facilitar, ou dificultar o processo de autoconhecimento, já que não é somente o conhecimento de si que influencia o processo, mas também o meio sociocultural em que o jovem está inserido (SILVA et al., 2016).
Segundo Berni e Roso (2014) “entendemos o adolescente como um ser social e histórico, que não só sofre as influências de sua cultura, mas que se constitui a partir dela”. Analisando essas perspectivas se faz necessário traçar um paralelo com a importância de políticas públicas afirmativas voltadas para os adolescentes como a Lei Aprendizagem 10.097/2000 regulamentada pelo decreto 9.579/2018 que determina as regras para contratação de jovens entre 14 e 24 anos, na modalidade descrita como menores aprendizes, onde o contrato de trabalho pode ter duração de
até dois anos, e paralelamente nesse período é desempenhada uma capacitação em uma Instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática. A Instituição na qual ocorreram as intervenções citadas foi a Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes.
OBJETIVO
Promover a escuta psicológica com relação às demandas, anseios, preocupações e expectativas dos Jovens Aprendizes frente ao Mundo do Trabalho, inclusive sob a ótica da Saúde Mental, bem como também as suas perspectivas com relação ao Planejamento das suas Carreiras Profissionais, mediado pelo processo do autoconhecimento.,
MÉTODO
Os jovens acolhidos / amparados na Associação eram compostos por 170 alunos de ambos os gêneros, na faixa etária de 16 a 22 anos e, em sua maioria, foram redirecionados para a primeira experiência profissional na condição de jovens aprendizes em empresas parceiras da instituição, Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes, localizada na Zona Norte de São Paulo.
A metodologia esteve apoiada no contorno da pesquisa qualitativa, bibliográfica, seguida da prática online e presencial. Para as intervenções utilizaram-se ferramentas de autoanálise e inventários como o Resgate da História de Vida; Escala Bem Estar Subjetivo (EBES); MBTI; dentre outros. A Saúde Mental foi contemplada por meio da análise da Qualidade de Vida e dos Fatores de Estresse.
EXPECTATIVAS DE RESULTADOS E ANÁLISE
Dentre os principais desafios, em tempos de pandemia destacou-se o início das atividades realizadas com os Jovens Aprendizes, no formato online, bem como garantir a participação de todos. Após o segundo encontro foi autorizado o retorno às aulas presenciais.
As escalas e instrumentos de autoanálise que mais impactaram e chamaram a atenção dos adolescentes foram Roda da Vida, Âncoras de Carreira SCHEIN, Forças de Caráter, Road Map e Fatores Estressantes. Ao término foi aplicada a dinâmica do Cubo em salas separadas, e ao final juntamos todos em uma sala para Jogo dos Quadrados Quebrados, totalizando em 10 encontros.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Diante dos resultados obtidos ao final dos inventários e intervenções aplicadas, foi possível coletar os depoimentos dos jovens. Foram mencionados os seguintes pontos positivos: a elevação da autoestima, o autoconhecimento, contribuição para a organização e clareza na escolha profissional, importância do trabalho em grupo, e as novas expectativas profissionais e pessoais.
Os resultados apurados, sob a ótica dos jovens aprendizes apontou 75% de
aprovação do processo. Evidencia-se a importância de intervenções dessa natureza (carreira profissional e saúde mental) deixando reflexões e questionamentos sobre suas expectativas e comportamentos.
Destacou-se a importância da Terapia Cognitivo Comportamental TCC para o desenvolvimento da intervenção como de grande aplicabilidade para a vida de cada participante. Da qual trouxe a oportunidade de refletir sobre a importância das atividades ministradas durante o ciclo de atendimento, e como elas colaboraram no desenvolvimento e planejamento da carreira profissional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluiu-se que as intervenções contribuíram para o suporte e sustentação do atual e futuro desempenho profissional e pessoal desses jovens aprendizes, além de oferecer recursos para o planejamento de profissão e carreira. Também foi de suma importância para dar suporte emocional em diversas situações que possivelmente enfrentarão tanto no dia a dia pessoal, quanto em um contexto profissional.
Por fim, a experiência de realizar este projeto tornou-se muito enriquecedora para os estagiários do curso de Psicologia, bem como para os jovens aprendizes da Associação Desportiva Bandeirantes. Considera-se que foi fundamental para compreender os métodos envolvidos, por meio da grata oportunidade de agregar e ampliar o conhecimento. Todo o processo realizado possibilitou aprimoramento para os futuros profissionais psicólogos, na expectativa de que outros projetos como este continuem sendo alvo de esforço, conhecimento e desenvolvimento. O intuito de aprender e fornecer subsídios da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), somada às concepções da Terapia Cognitiva Comportamental – TCC, bem como das premissas para o Planejamento da Carreira foi alcançado. A intervenção e as práticas adotadas contribuíram para a expansão do desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens aprendizes, os quais certamente no futuro profissional compreenderão mais ainda, os respaldos das práticas da psicologia organizacional para a sua evolução pessoal e, profissional.
REFERÊNCIAS:
Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes. Disponível em: http://associacaobandeirantes.org.br/ Acesso em: 02 de outubro de 2022.
BERNI, Vanessa Limana; ROSO, Adriane. A adolescência na perspectiva da psicologia social crítica. Psicologia & Sociedade [online]. V. 26, n. 1, p. 126-136, abril. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000100014
Acesso em: 02 de outubro de 2022.
BRASIL. DECRETO Nº 9.579, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9579.htm Acesso em: 02 de outubro de 2022.
BRASIL. LEI No 10.097, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm Acesso em: 02 de outubro de 2022.
SILVA, José Edson; FUZARO, Carolina Moraes; PACHECO, Márcia Maria Dias Reis. A escolha profissional para adolescentes: Panorama de estudos e pesquisas. Revista do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes –
UNIGRANRIO. Vol. 1, n. 13. 2016. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/3092/2081 Acesso em: 02 de outubro de 2022.