Uninove – Planejamento e Gestão de Carreira

Home / projetos-home / Uninove – Planejamento e Gestão de Carreira

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA COM JOVENS E ADOLESCENTES: OUTROS ACHADOS

Narjara Medeiros dos Santos Cavalcanti – graduanda do 5º ano de Psicologia
Profa. Dra. Claudiane Reis da Paixão – orientadora

narjara-medeiros@hotmail.com; claudianereis@uni9.pro.br

INTRODUÇÃO
A adolescência, embora não se consiga determinar seu início e fim precisamente, é um período que transita entre duas fases: saída da infância e início da vida adulta.

Um processo de profundas mudanças físicas, cognitivas e psicossociais (PAPALIA, OLDS, FELDMAN, 2006). Neste sentido, o papel da família como o primeiro grupo no qual o indivíduo faz parte, é de extrema importância na formação, organização da personalidade e no processo de socialização primária.

Por ser considerado um momento significativo de vida, é que instituições, órgãos e empresas, onde ocorre a socialização secundária, investem neste público (GONÇALVES, 2014).

A Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes é uma destas entidades que capacita jovens com ênfase no campo profissional, por meio de várias ações, inclusive voltadas ao desenvolvimento da carreira profissional (ASSOCIAÇÃO
BANDEIRANTES, 2013).

A partir da realização de grupos de reflexão, propiciou-se um intercâmbio de experiências sobre questões que afligem essa idade, como a construção da identidade pessoal e coletiva, as mudanças biopsicossociais e os impasses que enfrentam nas variadas instituições em que circulam, a saber: a
família, a escola, a faculdade e o meio empresarial (OLIVEIRA et. al., 2011).

Todavia, ao empreender estas intervenções, pode-se identificar discursos pessoais, individuais e subjetivos, sendo necessária a amplitude em relação às perspectivas de acolhimento e auxílio no sentido de minimizar o sofrimento e
as distorções cognitivas causados por estes aspectos (MACHADO, 2011).

Desta forma, torna-se relevante dispor de recursos que possibilitem a escuta particular, a fim de proporcionar a validação dos sentimentos, a elaboração de conflitos e a autonomia psíquica.

Uma vez que esses aspectos também influenciam a atuação profissional.

OBJETIVO
A proposta de estágio realizado na Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes esteve focada no Planejamento e Gestão de Careira com jovens e adolescentes com o objetivo de potencializar capacidades, habilidades e atitudes. Bem como, auxiliar no processo de autoconhecimento,
estruturação da autoestima, definição dos objetivos de carreira, identificação das oportunidades do mercado de trabalho e o desenvolvimento pessoal e profissional.

MÉTODO
O presente estudo, descreve a vivência e prática de discentes do curso de psicologia da Universidade Nove de Julho em estágio curricular realizado na Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes, localizada na zona Norte do município de São Paulo (S.P.), no período vespertino de agosto a dezembro de 2017.

Participaram deste trabalho 18 jovens e adolescentes, com idades
entre 16 e 22 anos, de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados para levantamento dos dados e posterior análise qualitativa foram: a Técnica do Cartaz, Roda da Vida, Janela de Johari, Dominância Cerebral, Parada no Cotidiano Profissional, Road Map, Técnica dos Números, Teste de Âncora de Carreira de Schein, Jogo dos Quadrados Quebrados, Teste das Dinâmicas
Profissionais, Técnica do Feedback de equipe, Feedback individual e o Ciclo de Aprendizagem Vivencial. As intervenções ocorreram sob a ótica dos pressupostos da TCC – Terapia Cognitiva
Comportamental e abordagem da Psicologia Positiva.

EXPECTATIVA DE RESULTADOS E ANÁLISE
Os resultados alcançados, evidenciaram a importância de se pensar e criar estratégias para responder demandas emocionais efetivamente, intercalando as dimensões privada e coletiva. A TCC – Terapia Cognitiva Comportamental viabiliza o manejo do terapeuta, no que se refere a adaptação de técnicas e ações em diferentes cenários clínicos (MACHADO; OLIVEIRA et. al., 2011).

Os fragmentos relatados a seguir, são de três adolescentes, que incialmente compartilharam suas experiências ao grupo. Entretanto, através do discurso, houve a necessidade de acolhimento individual.
Durante a realização de uma atividade que objetivava a apresentação de cada integrante, L. mencionou o divórcio de seus pais e o quanto sentia o fácil rompimento das relações.

Neste sentido, Prata e Santos (2007), discutem o papel da família enquanto continente das emoções, em que o indivíduo mantém seus primeiros relacionamentos interpessoais significativos. As relações são suportes afetivos para que se atinja a idade adulta em condições físicas e psíquicas saudáveis. A quebra destes afetos, podem ocasionar conflitos significativos. D., a partir de uma dinâmica realizada em pequenos grupos, particularmente falou a
respeito da saída de um dos genitores do lar, ele sentia-se abandonado e que o vínculo importante que tinha, fora dissolvido. Fatos que o estavam prejudicando em suas atividades acadêmicas e laborais.

Referiu o papel de “pai” que desempenhava na vida do irmão mais novo. Eventos imprevisíveis não solucionados, transformam-se em crises que afetam o funcionamento de todos os membros do grupo familiar. Inclui-se o período da adolescência, considerada uma fase do ciclo vital familiar que provoca
intensas transformações relacionais entre pais e filhos (ASSIS, AVANCI, 2004).
Nas discussões posteriores, G. expressou-se referente as dificuldades financeiras que sua família enfrentava há alguns anos e que por esse motivo, já trabalhava. Seus objetivos consistiam em formar-se e atuar na área, para auxiliar na reforma de sua casa. Papalia, Olds e Feldman (2006), comentam a condição socioeconômica familiar e as vantagens e desvantagens do trabalho nessa fase da vida.

Como aspectos positivos, citam: o amadurecimento, a capacidade de relacionar-se com diferentes pessoas, a habilidade de lidar com o dinheiro e a independência. O aspecto negativo implica em que, ao assumirem
responsabilidades adultas, para as quais ainda não estão preparados, podem perder a oportunidade de explorar sua identidade e desenvolver relacionamentos próximos.

A relação familiar é uma área de interesse aos pesquisadores nas últimas décadas. A desestrutura no relacionamento familiar mostrou ser um dos aspectos relevantes que trazem sérias consequências nas emoções de jovens e adolescentes (ASSIS, AVANCI, 2004).

Interferem em todas as áreas que essa população transita, influenciando os
pensamentos, sentimentos e comportamentos. Tais contextos refletem diretamente nos delineamentos da carreira, do desenvolvimento e atuação profissional desses jovens.

Dai a relevância do projeto aqui referenciado e sua ação de escuta junto às atividades e projetos da Associação.
A escuta individual mostrou-se um recurso necessário para o alívio de sofrimentos provindos do âmbito familiar. Na TCC, o papel e a postura do profissional de psicologia são ativos. Deste modo, trabalham-se
as cognições, os sentimentos e as atitudes para auxiliar o enfrentamento de situações de vida difíceis. (MACHADO; OLIVEIRA et. al., 2011).

CONSIDERAÇÕES FINAIS
As práticas em psicologia devem buscar a todo tempo, aprimorar-se e inovar-se a fim de atender às necessidades dos sujeitos. Bem como, possibilitar narrativas de vivência pessoal conflituosa como forma de expressão e alívio das emoções.

Além de uma estratégia importante que preservou a dinâmica grupal. Sendo assim, pensar e ampliar intervenções contribuem no manejo, no percurso e na
finalização de uma ação. Neste caso, voltado às ações do planejamento e gestão da careira profissional, bem como no desenvolvimento e atuação profissional dos jovens e adolescentes da Associação.

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA COM JOVENS E ADOLESCENTES: OUTROS ACHADOS
Código do trabalho: 16721
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Josemberg M. de, MEIRA, Girlene R. de Jesus Maja, VASCONCELOS, Zandre B. de. O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios. Psicol. cienc.
prof., Brasília, v. 22, n. 3, p. 46-53, Set. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000300008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 Ago. 2018.
ASSIS, G. Simone, AVANCI, Q. Joviana. O adolescente e sua família: prismas que constroem o ‘eu’. In: Labirinto de espelhos: formação da auto-estima na infância e na adolescência [online]. Rio de
Janeiro: FIOCRUZ, 2004.
ASSOCIAÇÃO BANDEIRANTES – Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes, 2013. Disponível em: <http://associacaobandeirantes.org.br/>. Acesso em: 16 Ago. 2018.
GONCALVES, Ana Lucia de Alencastro. Aprendizagem profissional: trabalho e desenvolvimento social e econômico. Estud. av., São Paulo , v. 28, n. 81, p. 191-200, Ago. 2014. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142014000200013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 Ago. 2018.
MACHADO, S. Simone. Terapia Cognitiva Construtivista: aporte teórico e manejo clínico. In: ANDRETTA, Ilana; OLIVEIRA, S. Margareth. (Orgs.). Manual Prático de Terapia CognitivoComportamental. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 77-92.
OLIVEIRA, S. Margareth. et. al. Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos. In: ANDRETTA, Ilana; OLIVEIRA, S. Margareth. (Orgs.). Manual Prático de Terapia Cognitivo-Comportamental. São
Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 439-454.
PAPALIA, Diane E., OLDS, Sally W., & FELDMAN, Ruth D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.436-474.
PRATTA, Elisângela Maria Machado; SANTOS, Manoel Antonio dos. Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicol. estud., Maringá.
v. 12, n. 2, p. 247-256, Ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 Ago. 2018.